sexta-feira, 28 de maio de 2010

Legalização da marvada. por: Paulo Nami



Ok, mais um assunto polêmico hoje no blog. E esse é até meio complicado de discorrer sobre, pois não existem apenas os dois lados da moeda, mas sim uns 30 lados! Pois é, a maconha sempre foi um tópico discriminativo em rodas de conversa, principalmente entre os pais da nossa geração.

Legalizada em muitos países, a maconha também é utilizada por muitas culturas para fins medicinais, religiosos ou só pra fazer a cabeça mesmo. No primeiro caso, é usada como anestésico. Já para os fins religiosos, faz parte de cultos, principalmente os de origem africana e jamaicana (Rasta fare-I).

No Brasil, a história muda. A droga entra ilegal no país, através das fronteiras com Paraguai e Bolívia, principalmente. A quantia é tanta que a polícia federal não dá conta do recado (ou finge que não quer "$$"), e de vez em quando pega um caminhãozinho ou outro com uma quantidade irrelevante da marvada o que faz com que se encham de orgulho. Mas tá, a questão não é essa. O que mais entristece é que o pessoal que curte fumar maconha acaba sendo marginalizado pela sociedade, ao contrário do que acontece nos Estados Unidos. Lá eles são apenas fumantes. Aqui são drogados.

Muitos protestos e manifestações a favor da legalização rolaram nos últimos anos, e o que dá a entender é que esse drama ainda está longe de acabar. De um lado, os jovens e adolescentes. Do outro, pais, mestres e o governo. Como eu disse no começo, não há apenas a esquerda e a direita nessa história, mas sim muita gente por trás disso que não mostra as caras.

Opinião pessoal: antes de mais nada quero deixar bem claro que não faço apologia alguma ao uso da droga. Acredito que a legalização seria “saudável” para o país. A marginalização dos jovens e adolescentes não seria tão ríspida, os traficantes seriam desfavorecidos (embora o lucro deles seja quase todo na venda da cocaína), além do que seria relativamente 'bom' para os usuários, que poderiam encontrar a droga até em farmácia, literalmente falando!

E você? É a favor ou contra a legalização da maconha? Quero saber a opinião de vocês sobre isso, e de quebra agradecer ao meu brother Tiago Hauari pela ótima sugestão! Por hoje é só. Muito obrigado.

5 comentários:

  1. não preciso nem falar qual é a minha opinião sobre... você sabe! IHAEIOEHAIOHOIEAOI (a favor, óbvio)

    ResponderExcluir
  2. acho q quando legalizar, vai parar muita procura, pois como todo mundo fala, o proibido é mais gostoso.

    ResponderExcluir
  3. só discordo com uma coisa,marvada é a pinga!

    ResponderExcluir
  4. Sou a favor.
    Sem nenhuma restrição, só tem pontos a melhorar.
    Mas, eu gostaria de conhecer vocês, para trocar uma idéia. Acho que tem muita coisa que a gente pode conversar. Sou amigo do Tiago Hauari, vamos marcar um dia, e trocar uma idéia.
    Abraços

    ResponderExcluir